Museu Catavento recebe exposição com as melhores fotos de vida selvagem
- Redação
- há 7 horas
- 2 min de leitura
Mostra 'Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano', organizada pelo Museu de História Natural de Londres, é a mais importante mostra de fotografia de natureza do mundo

A partir de 2 de setembro de 2025, o Museu Catavento recebe a exposição “Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano / Wildlife Photographer of the Year”, organizada pelo Natural History Museum de Londres.
Reconhecida como a principal mostra internacional de fotografia de natureza, a exposição chega à sua 60ª edição e desembarca em São Paulo pela segunda vez, reunindo 100 imagens premiadas que retratam o comportamento animal, espécies raras e a diversidade do mundo natural.
Fotos vencedoras da edição 2024
O grande vencedor do concurso de 2024 foi o fotojornalista canadense Shane Gross, com a obra “The Swarm of Life” (O Enxame da Vida). A imagem mostra girinos de sapo-do-oeste em um lago na Ilha de Vancouver, no Canadá, chamando atenção para a vulnerabilidade da espécie diante da destruição de habitats.
Na categoria jovem, o alemão Alexis Tinker-Tsavalas, de 16 anos, foi premiado com “Life Under Dead Wood” (Vida sob a Madeira Morta). A fotografia, feita com técnica de empilhamento de foco, revela a vida microscópica de fungos e colêmbolos, fundamentais para a saúde do solo.
Exposição no Museu Catavento
As duas imagens vencedoras estarão em destaque em formato ampliado (92 x 61,3 cm). Ao todo, serão exibidas 100 fotografias em diferentes tamanhos, ocupando uma área de cerca de 250 m² no Claustro do Museu Catavento.
A mostra é parte da turnê internacional do concurso, que deve atrair mais de um milhão de visitantes ao redor do mundo.
Importância e impacto do concurso
Criado em 1965 e organizado desde 1984 pelo Museu de História Natural de Londres, o concurso Wildlife Photographer of the Year é considerado o mais prestigiado da categoria. Em 2024, recebeu 59.228 inscrições de fotógrafos de 117 países, comprovando seu alcance global.
Segundo Kathy Moran, presidente do júri, a seleção “revela a diversidade das espécies e reflete tanto a beleza quanto os desafios da vida selvagem no planeta”.
A chegada da exposição ao Brasil é fruto da parceria entre a Unesp (Universidade Estadual Paulista), o Instituto Questão de Ciência (IQC) e o Museu Catavento.
Para Marcelo Takeshi Yamashita (Unesp), trazer a mostra ao país “é um investimento importante para aproximar a universidade da sociedade e levantar reflexões sobre a preservação da biodiversidade”.
Já Natalia Pasternak, presidente do IQC, destaca que a iniciativa “reforça o papel da fotografia como ferramenta acessível de divulgação científica e conscientização sobre biodiversidade e preservação”.
Exposição Wildlife Photographer of the Year
Museu Catavento – Palácio das Indústrias
Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n – Brá
De 2 de setembro a 7 de dezembro de 2025
Terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria até 16h)
Ingressos: R$ 18 inteira e R$ 9 meia. Gratuidade às terças feiras; todo 1° domingo do mês (patrocínio Shell) e toda segunda quarta-feira do mês (patrocínio Toyota).
Confira a política de gratuidade.
Comentários