top of page

29ª Festa do Imigrante acontece no Museu da Imigração em setembro

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 22 de set.
  • 2 min de leitura

Nos dias 27 e 28/09, evento celebra culturas de 43 países com gastronomia, música, dança, artesanato e oficinas. Entrada gratuita com doação de alimento.

apresentação Fraternidad Folklórica
Fraternidad Folklórica y Cultural Tinkus San Simón na Festa do Imigrante. Imagem: Juliana Lubini/Divulgação Museu da Imigração

O Museu da Imigração, localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, promove nos dias 27 e 28 de setembro de 2025, das 9h30 às 18h, a 29ª Festa do Imigrante. O evento, já tradicional no calendário cultural paulistano, reúne representantes de 43 países ou regiões, em uma viagem cultural com atrações de música, dança, gastronomia e artesanato, além de oficinas e vivências.

A entrada será gratuita, mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal), destinada ao Arsenal da Esperança, maior centro de acolhida de São Paulo, que atende diariamente 1.200 pessoas em situação de vulnerabilidade.


Música e dança de diferentes regiões do mundo

O palco do jardim do Museu receberá 33 apresentações artísticas representando mais de 22 localidades, como Ilha da Madeira, Grécia, Chile, República Tcheca, Bolívia, Espanha, Letônia, Paraguai e Hungria, entre outros.

Dois grupos estreiam na edição de 2025:

  • Sumaq Peru Brasil Dança Folclórica Peruana, trazendo coreografias tradicionais do país andino.

  • Banda Volare, com repertório que vai da música italiana clássica às contemporâneas.


Gastronomia e artesanato

Na área gastronômica, serão mais de 40 expositores com pratos típicos de países como México, Itália, Síria, Dinamarca, Portugal, Bulgária, Líbano, Iraque, Camarões, Áustria e Congo.

O pavilhão de artesanato terá 20 expositores de países como Costa do Marfim, Japão, Rússia, Sudão, Ucrânia, Iraque e Bélgica.


Oficinas e vivências culturais

Ao longo do fim de semana, o público poderá participar de oficinas que exploram tradições de mais de 15 países:

  • Dança: K-Pop (Coreia do Sul), danças do Afeganistão e da Guiné-Conacri.

  • Gastronomia: Chicken Tikka (Índia), Arepas (Venezuela) e pizza para crianças.

  • Artesanato: turbantes (Costa do Marfim), ovos decorados (Lituânia), caligrafia (Armênia) e bordado (Palestina).


Visitas guiadas e atividades inéditas

Durante a festa, haverá visitas guiadas especiais conduzidas pelo Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR), permitindo acesso a áreas da antiga Hospedaria de Imigrantes normalmente fechadas ao público.

Uma novidade é a oficina Festa em Foco, que convida os visitantes a uma caminhada fotográfica pela festa. As imagens irão compor uma publicação no blog do Museu, reunindo diferentes olhares e memórias visuais.


Outras atrações

O evento também contará com passeio de maria-fumaça, fotografias de época e a cafeteria do Museu. Além disso, medidas de acessibilidade serão oferecidas, como tradução em Libras em apresentações e oficinas, além de acompanhamento especializado para visitantes cegos ou com baixa visão.


29ª Festa do Imigrante

Dias 27 e 28 de setembro de 2025

Das 9h30 às 18h

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Brás

Entrada: gratuita, mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal) Observação: programação sujeita à lotação e alterações sem aviso prévio

Comentários


bottom of page