top of page

Monet e a paisagem em transformação ganham destaque no MASP com exposição inédita

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 15 horas
  • 2 min de leitura

Mostra reúne 32 obras do pintor francês Claude Monet em leitura contemporânea sobre natureza, industrialização e ecologia; maioria das obras nunca foi exibida no hemisfério sul

reprodução do quadro Ponte de Waterloo
Claude Monet, Ponte de Waterloo, 1903, McMaster University, McMaster Museum of Art, doação Herman H. Levy, 1984, Hamilton, Canadá. Imagem: Robert McNair

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand abre, no dia 16 de maio, a exposição A Ecologia de Monet, que apresenta uma abordagem inédita sobre a obra de Claude Monet (1840–1926) a partir de sua relação com a natureza e as transformações ambientais de seu tempo. A mostra, em cartaz até 24 de agosto de 2025, reúne 32 pinturas do artista francês — muitas delas exibidas pela primeira vez no hemisfério sul.


Organizada em cinco núcleos — Os barcos de Monet, O Sena como Ecossistema, Neblina e Fumaça, O Pintor como Caçador e Giverny: Natureza Controlada —, a exposição traça um percurso que conecta a modernização da paisagem às mudanças provocadas pela industrialização e pela ação humana no meio ambiente. A curadoria é assinada por Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, com assistência de Isabela Ferreira Loures.


Destaque para a maneira como Monet registrou, ao longo de sua carreira, desde os reflexos ondulantes dos barcos no Sena até o ar carregado de fumaça das pontes de Londres. Obras realizadas nos jardins de Giverny, como A ponte japonesa, revelam o desejo do artista de moldar a paisagem à sua maneira — um gesto que também levanta questões sobre o controle da natureza.


A exposição integra a programação anual do museu dedicada às Histórias da Ecologia e será acompanhada de um catálogo bilíngue com textos de especialistas internacionais. A Loja MASP também preparou uma coleção especial de produtos inspirados na obra de Monet.


A Ecologia de Monet

De 16 de maio a 24 de agosto de 2025

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand Av. Paulista, 1578 – São Paulo, SP Ingressos: R$ 75 (inteira), R$ 37 (meia); entrada gratuita às terças e em parte da sexta-feira Horários:

Terça: 10h às 20h (entrada até 19h) – gratuito

Quarta e quinta: 10h às 18h (entrada até 17h)

Sexta: 10h às 21h (gratuito das 18h às 20h30)

Sábado e domingo: 10h às 18h (entrada até 17h)

Fechado às segundas

Agendamento obrigatório: masp.org.br/ingressos

Bình luận


bottom of page