Novocaine: À Prova de Dor é diversão despretensiosa com dose generosa de ironia pop
- Lia Garcia
- 23 de abr.
- 2 min de leitura
Jack Quaid diverte em ação despretensiosa com doses certeiras de ironia e absurdo

Comédia de ação com ares de sátira leve, Novocaine: À Prova de Dor é o tipo de filme que não tenta ser mais do que realmente é — e esse talvez seja seu maior acerto. Com direção de Dan Berk e Robert Olsen, o longa entrega uma experiência divertida, simples e direta, que não pretende revolucionar o gênero, mas cumpre bem sua missão: entreter.
A trama gira em torno de Nathan Caine (Jack Quaid), um bancário introspectivo que convive com a Insensibilidade Congênita à Dor com Anidrose (CIPA), condição que o impede de sentir dor ou perceber temperatura. Por isso, ganhou ainda na infância o apelido debochado de “Novocaine”, inspirado em nomes de anestésicos. A vida monótona de Nate vira do avesso quando sua colega de trabalho (e crush assumida), Sherry Margrave (Amber Midthunder), é sequestrada. Movido por um misto de afeto, desespero e impulsividade, Nate parte em uma missão para salvá-la — e transforma sua rara condição em uma vantagem improvável na batalha contra uma rede de criminosos.
Curiosamante, embora a ideia de Novocaine com um protagonista que não consegue sentir dor, seja ficção, essa condição não é exatamente fantasia. A analgesia congênita, ou insensibilidade congênita à dor, é uma condição rara, mas real. Ela atinge o portador em diferentes níveis e diminui ou elimina sensações de dor física e até a diferenciação de temperatura, o deixando propenso a lesões e queimaduras graves – situações que você verá em ação no filme.
Jack Quaid é o grande trunfo do filme. Com carisma natural e ótimo timing cômico, ele encarna com leveza um herói improvável, que parece estar sempre um passo atrás dos acontecimentos. A ironia é ainda mais saborosa para quem acompanha sua carreira: depois de satirizar o universo dos super-heróis em The Boys, Quaid agora se vê na posição de protagonista em uma jornada que flerta justamente com o arquétipo heróico — ainda que com o volume cômico bem mais alto.
Visualmente dinâmico, com ritmo acelerado e boas piadas espalhadas entre as cenas de ação, Novocaine: À Prova de Dor é um daqueles filmes perfeitos para quando se quer diversão. Não há grandes reflexões nem pretensões dramáticas aqui — e ainda bem. Ao assumir sua proposta de ser apenas entretenimento, o filme acerta em cheio. Afinal, nem toda dor precisa ser sentida para valer a pena.
Novocaine: À Prova de Dor (Novocaine)
Nota SP Boas Dicas | ![]() |
Duração: 150 min. | Gênero: ação, comédia |
Estreia: 27/03/2025 | Direção: Dan Berk e Robert Olsen |
Ano: 2025 | Roteiro: Lars Jacobson |
País: Estados Unidos, Canadá e África do Sul | Elenco: Jack Quaid, Amber Midthunder, Ray Nicholson, Betty Gabriel, Matt Walsh. |
Commentaires