Peça "Velocidade", em cartaz no CCBB, questiona nossa relação com o tempo
- Redação

- 16 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de set.
Espetáculo do grupo Quatroloscinco propõe uma “peça-livro-sonho” que convida o público a desacelerar, refletindo sobre memória, rotina e o futuro

O espetáculo Velocidade, décima criação do grupo mineiro Quatroloscinco – Teatro do Comum, já está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). A temporada segue até 12 de outubro de 2025, com sessões de quinta a domingo — às 19h (quintas e sextas) e às 17h (sábados e domingos).
A montagem se estrutura como uma “peça-livro-sonho” como um manifesto contra a pressa, a urgência e a obsessão pelo futuro. Estruturada em forma de livro – com capa, prefácio, dedicatória, sete capítulos e verso da capa – a peça questiona o ritmo imposto pela vida contemporânea e propõe outra relação com o tempo e consequentemente o repensar sobre a efemeridade da vida.
Dramaturgia e estética poética
Escrita por Assis Benevenuto e Marcos Coletta, a peça é dirigida por Ricardo Alves Jr. e Ítalo Laureano. Em cena, os atores Rejane Faria/Marina Viana, Michele Bernardino, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Assis Benevenuto exploram imagens, memórias e silêncios, rompendo com a lógica linear da narrativa tradicional.
Em um dos capítulos, intitulado Queda Livre, cinco bonecos de madeira com cerca de 50 cm de altura, confeccionados pelo artista Agnaldo Pinho, representam versões miniaturizadas dos próprios atores e entrevistam seus duplos em um talk-show absurdo.
O espetáculo conta ainda com trilha original de Barulhista, iluminação de Marina Arthuzzi e direção de movimento de Kenia Dias, que reforçam o caráter sensorial da encenação.
Atividades formativas
Além da temporada, o projeto inclui programação gratuita de bate-papo e oficina:
20/09 – Conversa com os artistas após a apresentação.
27 e 28/09 – Oficina A palavra em cena: habitar o texto, voltada para estudantes e profissionais de teatro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22/09.
Velocidade no CCBB SP
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico
Até 12 de outubro de 2025
Quintas e sextas, 19h
Sábados e domingos, 17h
Ingressos: gratuitos (retirada antecipada na bilheteria ou site do CCBB)
Oficina: inscrições até 22/09 pelo formulário oficial






Comentários