top of page

Virada Cultural 2025 promete 24 horas inesquecíveis para celebrar seus 20 anos

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 12 horas
  • 2 min de leitura

Megaevento gratuito será realizado nos dias 24 e 25 de maio em 21 palcos e em centenas de espaços da capital

Show da Joelma na Virada Cultural de 2024, no Anhangabaú. Imagem: Edson Lopes Jr/SECOM-PMSP
Show da Joelma na Virada Cultural de 2024, no Anhangabaú. Imagem: Edson Lopes Jr/SECOM-PMSP

A capital paulista se prepara para viver a maior Virada Cultural de sua história. Comemorando 20 anos de existência, o evento deste ano carrega o tema “20 anos em 24 horas” e acontece nos dias 24 e 25 de maio, reunindo mais de 1.000 atrações artísticas espalhadas por todas as regiões da cidade. A expectativa é movimentar mais de 4,7 milhões de pessoas em ruas, praças, centros culturais e bibliotecas, com entrada gratuita.


A edição de 2025 celebra a diversidade cultural e a descentralização, com 16 dos 21 grandes palcos montados em bairros periféricos, como M’Boi Mirim, São Miguel Paulista e Brasilândia. Nomes como Iza, Alceu Valença, Luísa Sonza, Léo Santana, Péricles, Sepultura e Duda Beat estão entre os destaques da programação musical. Já os pequenos terão sua vez com a Viradinha, que contará com atrações como Patati Patatá, Show da Luna e Queen Live Kids.


Mais do que um festival, a Virada Cultural virou sinônimo de inclusão: palcos acessíveis, tradução em Libras, audiodescrição, artistas e produtores com deficiência, além de um aplicativo com conteúdo em Libras, fazem parte de uma estrutura pensada para acolher todos os públicos.


Além da potência cultural, o evento também movimenta a economia local. Com estimativa de R$ 300 milhões injetados no setor, a Virada impulsiona serviços, turismo, gastronomia e o comércio paulistano.


Para garantir segurança e mobilidade, a Prefeitura investiu em tecnologia e reforço operacional: monitoramento por drones, mais de 9.900 profissionais de segurança, aumento da frota de ônibus com tarifa zero no domingo, metrô e trens funcionando de madrugada, além de postos médicos, ambulâncias, ações de proteção aos direitos humanos e limpeza reforçada.


Mais de 150 instituições culturais, incluindo MASP, Sesc, Itaú Cultural, Japan House, Cineclube Cortina, entre outras, participam da programação, que inclui música, teatro, dança, literatura, circo, humor e cultura popular.


A Virada Cultural 2025 quer mostrar que São Paulo é arte viva — pulsando em todos os cantos, para todos os públicos, em 24 horas que prometem entrar para a história.


Veja aqui a programação completa.


bottom of page