top of page

Festival Cultura Futebol Clube ocupa o Museu do Futebol com arte e diversão

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 22 de set.
  • 2 min de leitura

Evento gratuito em 27 de setembro reúne HQ, música e teatro inspirado no futebol, das 10h às 17h30, na área externa e no auditório do Museu do Futebol (Pacaembu).

fachada museu do futebol
Imagem: Daniel Deák/SPTuris.

O Museu do Futebol promove no sábado, 27 de setembro, o Festival Cultura Futebol Clube, com atrações gratuitas para todos os públicos. Ao longo do dia, o público confere lançamento de HQ com bate-papo e autógrafos, chorinho ao vivo, cortejo de percussão e duas montagens teatrais que dialogam com o universo do esporte mais popular do país. Entre as atividades, o foyer do Estádio do Pacaembu terá DJ set, área de convivência, jogos e comidinhas de estádio.

A programação é composta por projetos selecionados no edital Ocupa Pacaembu, lançado pelo Museu do Futebol, e propõe múltiplas leituras do futebol por meio da literatura, música, teatro e performance.


Programação – 27 de setembro (sábado)

  • 10h – Lançamento da HQ Impedimento + sessão de autógrafos

    Bate-papo com a roteirista Gabi Juns e a editora Bebel Abreu. A partir da ficção especulativa, o encontro discute representações de gênero em futuros imaginados tendo o futebol como ambiente.

  • 11h – Canto Pra Ceci – “A Ginga do Mané: choros que homenageiam o futebol”

    Quarteto formado por Luana Costa (cavaquinho/voz), Helena Rojo (percussão/voz), Wellington Silva (violão 7 cordas/voz) e Paulo Novais (bandolim/violão tenor/voz), com arranjos de choros, sambas e MPB.

  • 13h – Donos da Percussão (música)

    Projeto do Coletivo Arte com Samba, selecionado no 6º Edital de Apoio à Música da Secretaria Municipal de Cultura. Mostra a diversidade de ritmos e timbres da percussão brasileira.

  • 15h – Bodrags Futebol Bar (teatro)

    Comédia que celebra a cultura drag e o futebol em um cenário de bar brasileiro. Em chave de rapsódia, mistura memória, resistência e humor para imaginar novos futuros possíveis.

  • 16h30 – Ensaio para Dois Perdidos (teatro)

    Da Éssa Compania de Teatro, inspirado em Dois Perdidos numa Noite Suja (Plínio Marcos, 1966). Traça paralelos entre futebol e artes cênicas para discutir realidades das periferias.

  • DJ set durante todo o dia no foyer do Pacaembu + área de convivência com jogos e comidinhas.


Festival Cultura Futebol Clube

Dia 27 de setembro, das 10h às 17h30

Museu do Futebol (área externa e auditório)

Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu

Evento gratuito



Comentários


bottom of page