top of page

Museu do Café celebra o Dia Internacional do Café com exposição especial

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 1 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de out. de 2024

A mostra conta com patrocínio da illycaffè e reúne 60 máquinas, além de conjuntos de café e xícaras

foto de dois modelos de cafeteiras
À esquerda, modelo Gaggia Tipo Spagna. Cortesia MUMAC - Museo della Macchina per Caffè di Cimbali Group. À direita, máquina de café espresso Pulcina. Imagem: arquivo fotográfico Alessi.

O Museu do Café, localizado em Santos, abre suas portas para a exposição Passione italiana: l'arte dell'espresso, em homenagem ao Dia Internacional do Café e aos 150 anos da imigração italiana. Em 1870, quando os primeiros italianos começaram a desembarcar no Brasil também trouxeram na bagagem a paixão pelo café.


A mostra promete encantar os amantes da bebida, apresentando a evolução do design e da tecnologia das máquinas de café espresso. Com um acervo de 60 máquinas e cafeteiras, tanto para uso doméstico quanto profissional, a exposição é dividida em dois núcleos que narram a rica trajetória do café, desde o grão até as sofisticadas máquinas que preparam a bebida. Um dos destaques é um roteiro histórico que explora inovações nas máquinas e os hábitos de consumo do café ao longo do tempo. 


Além de abordar a evolução técnica, a exposição também oferece uma perspectiva social sobre o café, a segunda bebida mais consumida no mundo, por meio dos lugares, rituais domésticos e designers que influenciaram os costumes e o imaginário coletivo, como as cafeterias históricas na Itália e a evolução estética da cafeteira moka, refletindo o estilo de vida italiano.

Outro ponto destacado é o desenvolvimento tecnológico do setor com históricas máquinas de café, provenientes do acervo do MUMAC -  Museo della Macchina per Caffè di Cimbali Group.  Entre os modelos, o Snider Insuperabile, um exemplo de máquina de coluna de vapor produzida em 1920 e a Gaggia Tipo Spagna, invenção revolucionária que permitia uma camada cremosa no topo da bebida.


Hoje, a Itália ocupa a terceira posição na importação de café brasileiro, o que significa que o grão proveniente do Brasil é a base da maioria dos blends de espresso preparados diariamente por mais de mil torrefadores italianos.


Os visitantes poderão conferir a exposição de 1º de outubro a 4 de fevereiro de 2025, no Museu do Café. Após essa temporada, a mostra seguirá para o Museu da Imigração, na capital paulista, onde ficará em exibição de 21 de fevereiro a 26 de maio de 2025. 


Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos

De terça a sábado, das 9h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

Domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)

R$ 16 (inteira) e R$8 (meia-entrada)

Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos

Acessibilidade no local – Não possui estacionamento

 

A exposição é organizada pela IMF Foundation e EP Studio, com realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo e do Museu do Café – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – além de patrocínio da illycaffè e do próprio Consulado e apoio da Cooxupé - Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé. 

Comentários


bottom of page