Parque da Luz comemora 200 anos com arte contemporânea
- Redação

- 23 de set.
- 2 min de leitura
Exposição gratuita reúne seis artistas com instalações que exploram o universo híbrido e metamórfico; abertura será em 27 de setembro com performance inédita.

O Parque da Luz, primeiro parque público de São Paulo e um dos mais importantes espaços culturais da cidade, completa 200 anos em 2025. Para marcar a data, recebe de 27 de setembro a 26 de outubro a 14ª Mostra 3M de Arte, com curadoria de Ana Carolina Ralston e realização da Elo3.
Sob o tema “Biomorfos: a Reinvenção do Ser”, a mostra apresenta obras inéditas de Ayrson Heráclito, Leandra Espírito Santo, Leandro Lima, Lícida Vidal, Luiz Zerbini e Rafa Bqueer, em diálogo com a história e a natureza do parque.
Obras e artistas em destaque
Durante um mês, o público poderá explorar instalações inéditas que propõem novas leituras sobre a transformação e a relação entre corpo, natureza e tecnologia:
Ayrson Heráclito – Juntó: esculturas em aço inox inspiradas nos orixás.
Leandra Espírito Santo – Ultra movements: corpo e máquina em tensão, com movimentos mecânicos de braço e cabeça.
Leandro Lima – Artéria: instalação luminosa que pulsa como um organismo vivo.
Lícida Vidal – Neosymbiota Lucens: organismo filtrante que limpa a água da chuva, criando um sistema autônomo de despoluição.
Luiz Zerbini – É proibido pisar na grama. O jeito é deitar e rolar: intervenção que transforma uma figueira centenária em espaço de convivência com bancos, areia e objetos de uso pessoal.
Rafa Bqueer – Boiúna: instalação de uma cobra amazônica gigante feita de tecidos e espuma, com sons que ecoam de dentro da obra.
Abertura especial com performance inédita
A mostra será inaugurada em 27 de setembro, às 11h, com a presença dos artistas participantes e uma performance inédita de Ayrson Heráclito, intitulada Amato. O evento de abertura será aberto ao público.
14ª Mostra 3M de Arte
De 27/09 a 26/10 de 2025
Terça a domingo, das 6h às 18h
Parque da Luz – Praça da Luz, s/n, Bom Retiro
Entrada gratuita
Abertura oficial: 27/09, às 11h, com performance de Ayrson Heráclito






Comentários